31 dezembro, 2023
23 dezembro, 2023
Feliz Natal
Que o Pai Natal nos traga algum equipamento, mas a cima de tudo, que nos traga saúde para podermos aproveitar ao máximo este desporto que tanto gostamos!
Um Santo Natal a todos!
09 outubro, 2023
08 agosto, 2023
E como tem sido o 2023 até agora...
.... até agora não tem sido lá grande coisa! E tudo começou a 26 de Fevereiro nos 16km dos XIV Trail de Conimbriga - Terras de Sicó. Um trail a uns valentes kms de casa, que me levantei cedo e fui sozinho!
Depois de levantar o kit (que era basicamente a t-shirt e o dorsal) foi telefonar ao Paiva para lhe dar um abraço.
O "maluquinho" foi fazer os 16km com umas five fingers!
Mas o trail estava fadado para correr mal! Km 3 (nas ruínas de Conimbriga) torci o pé! Mas pensando que era pouca coisa lá continuei Ao km 5 voltei a repetir o entrose e a burrice começou nessa altura. Em vez de abandonar a prova, fui andando, o trilho também era a subir e fui deixando os outros corredores passarem. Até ao km 11 fui em ritmo lento, mas depois e como (burrice) o pé já estava quente, liguei o turbo, afinal ainda não tinha sido ultrapassado por muitos corredores. Foi sempre em ritmo alto até ao final
Classificação na geral:
Classificação na categoria:
Nada mal para um gajo velho e com um pé todo todo lixado.
Este entorse, veio tramar tudo daqui para a frente!
Nem um 1 mês depois já estava a testar o pé, para ver se podia voltar aos treinos, tinha na agenda os Trilhos do Viso, aqui pertinho de casa, mas a recuperação foi uma merda!
Por volta desta altura entrei em contacto com o Ricardo Ribas. Queria um treinador! E ele era os escolhido! Conversa com ele, estabelecer o que queria fazer, quando podia treinar e o tempo que podia treinar. Siga! Começam os treinos e as dores iam aparecendo! Sempre no pé esquerdo!
De março a maio os treinos foram sempre intermitentes! Ora bons, ora péssimos com dores. Tinha chegado a altura de parar! Fascite plantar e dor aguda no tibial posterior! A dor na parte interna da minha perna era forte que tive que tomar anti-inflamatórios e recorrer à urgência para verificar que não era uma tromboflebite. Diagnostico que não se veio a verificar. Era altura de consultar o amigo Pedro Parati! Médico fisiatra e corredor! Exame objectivo feito e veio a diagnostico "Tendinopatia do tibial posterior esquerda". Tudo devido à instabilidade do meu pé esquerdo! Era hora de deixar a corrida, continuar com os exercícios de fortalecimento e mobilidade do pé em casa e inicio da fisioterapia.
E no meio disso está o treinador, que só me pergunta como me estou a sentir!
Mas as férias estavam a chegar e também era altura de rumar a sul! Duas semanas de férias. Nada de corrida e algumas caminhadas na areia!
Entretanto falhei a Corrida de S. Tiago (que também era um dos objectivos do ano) e como dizem os italianos das telenovelas da Globo "porca miséria"!
O regresso ao trabalho foi o mote para o inicio da fisioterapia, continuação dos exercícios de fortalecimento em casa e alguma bicicleta (não tanta quanto esperava).
Mas o tempo e o descanso também são bons companheiros e estes, quase, dois meses parados fizeram-me bem! E o inicio da fisioterapia veio ajudar. Estou sem dor! E com alta da consulta! E com indicação para voltar gradualmente aos treinos.
Este domingo, 06 de Agosto, fiz 5km para testar o pé! A coisa correu bem. Não doeu durante e não me doeu depois!
Agora é só dizer ao treinador que estou de volta e redefinir objectivos! Que me parecem passar longe do trail!
04 março, 2023
19 fevereiro, 2023
Asics Trabuco Max - uma opinião
Asics Trabuco Max não são um
modelo novo. Já estão no mercado há algum tempo. A linha Trabuco não era a
minha preferida de sapatilhas trail (pareciam-me muito "plásticas").
Mas este modelo de sapatilhas para trail
é o que mais gosto deles desde que tive a Asics Gel Fuji Attack 4.
Alguns aspectos técnicos das Asics Trabuco Max:
Peso: 309 g (tamanho 44 de homem)
Drop: 5mm
Tipo: Trail
Km até hoje: 56,90
Pontos
positivos:
- Upper (Engineered mesh)
- Toe Bumper (aquele bocadinho de borracha é uma salvação de dedos dos pés!);
- Pull Tab na traseira (todas sapatilhas deviam ter uma);
- Língua com bolso para os atacadores;
- Espuma da entressola (Flyte Foam);
- Sapatilhas bastantes confortáveis;
- Sola (grip muito bom!);
- Durabilidade.
Pontos
"não é carne, não é peixe":
- Sistema de amarração dos ténis (deve ser uma questão de habituação!)
Pontos negativos:
- Tamanho da língua. Muito grande. Fica
ali pendurada! E quando colocamos os atacadores na bolsa, ainda fica maior. Como
é muito grande não cria uma barreira protectora, fica ali muito espaço e deixa entrar pedras para dentro das sapatilhas.
Resumindo, sapatilhas muito confortáveis, respiráveis e parecem-me que vão ser bastante duradoras. Sem falar que são bem bonitas!
Já está no mercado uma versão nova, Assis Trabuco Max 2, que espero que a Asics tenha corrigido a questão da língua.
Este modelo em especial deve estar a chegar ao Outlet da Asics.
Fotos/Vídeo:
21 janeiro, 2023
2023 já aqui está!
2023 já aqui está!
E como vai ser? Sinceramente não sei! Já aconteceu o mesmo no ano passado. As provas foram aparecendo e feitas sem grandes expectativas. Ainda me lembro que em 2020 tinha todo um calendário de provas pensadas, algumas com inscrição feitas, e depois veio o covid e estragou a festa a todos.
Em 2023 tenho até ao momento agendadas duas provas de Trail: os 16km do Trail de Conimbriga - Terras de Sicó (26/02/2023) e os 17km do Trilhos do Viso (12/03/2023).
Sinceramente tenho que ver o calendário para ver se aparece algum trail (que ainda não tenha feito) e que seja aqui pelas redondezas (máximo 01h de distância de carro). E gostava de aumentar as distâncias para os 25/30km.
Em relação à estrada ainda não tenho nada agendado/pensado. Quero fazer uma meia maratona (para tentar baixar tempo), e se este ano se realizar os 12km da Corrida de S. Tiago (penso que este ano será entre Mondim de Basto e Celorico de Basto) faço a minha inscrição!
Penso que ainda não é este ano que me vou aventurar nos 42km195m! Neste momento a vida profissional e familiar não permite o encaixe dos treinos para uma maratona! Sem falar que gostava de ter ajuda (treinador) na sua preparação!
E assim está o meu 2023! Entretanto continuo a fazer os meus treinos e a publicar os meus devaneios nesta plataforma e noutras!
Saudações
11 janeiro, 2023
Estrada 2022 - resumo
- 12km | 00:54:59
- Strava aqui
- ________________________________________________________
- 1ª Corrida das Colheitas – 16/10/2022
10km | 00:44:14
Strava aqui
10 janeiro, 2023
03 janeiro, 2023
XI Amarante Xmas Trail – 18/12/2022 - Rescaldo
De volta aos trilhos de Amarante, pelos meus registos a minha ultima participação em trails organizados pela ADA tinha sido em 2018 precisamente no Amarante Christmas Trail!
Prova bastante redonda, muito bem organizada, o pessoal da ADA sabe como organizar um trail e sabe bem receber o povo!
Fiz inscrição para os 20km, meio constipado e com pouco treino de monte. Fui para ver até as minhas pernas aguentavam! Devido a uma má gestão de geis (só levei 1 gel para o trail, comprei mais uns quantos mas passei 1 hora à procura deles na véspera e não os encontrei!) o combustível acabou pouco antes de chegar à famosa subida de Padronelo. Mas lá consegui chegar ao fim dos 20km em 02:21:03 (tempo de chip)
Avaliação:
· Informação disponibilizada antes da prova: 7
· Serviços de apoio da prova (recepção, ofertas, balneários, entrega de prémios, estacionamento): 8
· Marcações: 8
· Abastecimentos: 7
· Percurso (enquadramento paisagístico): 8
· Totalidade do Trail: 7.6
Legenda de classificação: (Muito Mau) 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6| 7 | 8 | 9 | 10 (Muito Bom)
Mais uma excelente prova com carimbo ADA (Associação Desportiva de Amarante).