11 janeiro, 2007

Notas de escudo

Já pensaram na quantidade de notas de escudo que ainda estão em circulação? Quem não guardou uma nota de escudo como recordação? Eu tenho! E os nossos pais também, bem como os nossos avós!
Pois, de acordo com uma notícia do Jornal Expresso de 23 de Dezembro de 2006, nos próximos 16 anos, o Estado poderá encaixar mais 170 milhões de euros com as notas de escudo que prescrevem e ainda estão em poder do público.
Actualmente estão em poder do público 214,7 milhões de euros em notas que irão prescrever ao longo dos próximos 16 anos.
Vamos então ver:
- Notas de mil escudos, com a imagem da rainha D. Maria II, cujo prazo de devolução termina em Janeiro – que podem render ao Banco de Portugal uma receita de 3,4 milhões de euros. Existem em circulação 677 mil exemplares das notas de mil escudos, que foram retiradas de circulação em 1987.
- Notas de 100 escudos com a imagem de Camilo Castelo Branco, prazo acaba em Abril. Existem em circulação 3 milhões de notas
- Notas de 50 escudos – das duas séries, com a Rainha Santa Isabel e infanta D. Maria. Existem em circulação 9,12 milhões notas. Prescrevem a 1 de Julho.
As notas em circulação são um passivo do Banco de Portugal e se não forem trocadas por euros representam um ganho para as instituições que poderá ser depois distribuído ao Estado sob a forma de dividendos.
Os portugueses preparam-se assim para oferecer quase sete milhões de euros a José Sócrates no próximo ano.
Por isso meus amigos vamos lá trocar as notas que temos guardadas na gaveta, porque se o Estado não nos oferece nada porque haveremos nós de o fazer!!! J
Para consultar o prazo de validade das notas podem consultar o seguinte site: http://www.bportugal.pt/bnotes/dates/dates_p.htm
 

Â
Share:

3 comentários:

José António disse...

Boa noite.
chamo-me José António, sou de Almodôvar e foi com muito gosto que vi e entrei neste blog.
consultei a tabela de nota em escudos e reparei que nas notas de 100 escudos nas notas do Pedro Nunes chapa 6 a data de circulação foi no ano de 1948 contudo eu possuiu uma nota de 1947 mais propriamente de 20 de Outubro de 1947 chapa 6, podiam-me indicar caso não seja massada o porquê???? de uma data anterior á data de circulação. será que é uma raridade!!!!!obrigado
um abraço
José António

José António disse...

e já agora tambem possuiu uma chapa 6A de 19 de Dezembro de 1961
josé Antonio

flavia disse...

SERA que alguem me displobiliza as notas do escudo???
estou precisando pa um trabalho e nao estou encontrando nada..