30 março, 2019

The Barkley Marathons

Uma vez por ano, no final de Março e inicio de Abril, no Frozen Head State Park no Tennessee, 40 atletas de todo o mundo tentam completar a Barkley Marathon. Considerada como a mais difícil e mais secreta ultra maratona do mundo.  
A premissa é simples: 5 voltas ao percurso num total de 160km. Com 17000 metros de acumulado e um limite de 60 horas para o fazer.
E como nos inscrevemos nessa prova? Não o fazemos! Não existe um site para inscrição. Os participantes têm que enviar um email para o director de corrida num determinado dia do ano. E as inscrições ficam completas nesse dia.
Quem é o director da corrida? Qual é o endereço de corrida? Qual é o dia? Têm que perguntar a alguém que tenha feito a corrida!!
Depois de conseguir o email e fazer o pedido para fazer a corrida recebem um email a pedir para escrever uma redacção do "porquê devemos ser aceites para correr a Barkley" e pagar a taxa de participação de $1,60. Se aceite, o participante recebe uma "carta de condolências". Ao chegar, os rookies são obrigados a trazer uma placa de matricula do seu país como parte da taxa de entrada.
Esta prova nasceu da cabeça de Gary "Lazarus Lake" Cantrell que em 1977 ao saber que o assassino de Martin Luther King tinha fugido da  Brushy Mountain State Penitentiary e que depois de andar 55 horas pela floresta apenas consegui fazer 13km. Lazarus disse a si mesmo que nesse tempo tinha conseguido fazer pelo menos 160km! E assim nasce a Barkley Marathons!!

Portão amarelo no Frozen Head State Park
Barkley começa a qualquer hora, da meia-noite ao meio dia da corrida, com uma hora até o início da corrida ser sinalizado por um sopro de concha. A corrida começa oficialmente quando O Lazarus acende um cigarro junto ao famoso portão amarelo
O percurso da Barkley não é marcado, a prova é feita por mapa. Não existe cronometragem e também não são permitidos relógios GPS.
Os participantes devem encontrar  entre nove a 13 livros ao longo da prova (o número de livros varia de ano para ano) e remover a página que corresponde ao seu número de dorsal como prova de conclusão. A cada volta que completem os corredores recebem um novo dorsal e, portanto, um novo requisito de página.
O tempo limite para a corrida de 160km é de 60 horas no geral, ou uma média de 12horas por loop. Uma vez que o participante inicie um loop não pode receber qualquer tipo de assistência, a não ser de outros corredores, até que tenha termindo esse loop.
Quando um corredornão completa o loop no tempo limite é lhe tocado o "Taps" por um corneteiro.
Desde o seu inicio, em 1986, apenas 18 corredores conseguiram completar os 5 loops abaixo do tempo limite de 60horas.

Para saberem mais da Barkley Marathons podem ver os videos do YouTube do Ethan Newberry "where dreams go to die" sobre a historia de duas participações do Gary Robiins. E o vlog do Jamil Coury "my 2017 barkley Marathons" onde ele relata e mostra a sua participação na Barkley





Share:

0 comentários: