Se sempre correu em asfalto, há que realçar vários aspetos importantes para não fracassar nesta descoberta do trail running
A sua preparação muscular e cardiovascular permitir-lhe-á ter uma boa base para começar em pensar acabar um trail curto – entre 10 a 20 quilómetros -, mas se não tomar algumas medidas, o mais certo é desistir mais rápido do que imagina.
O mais importante para começar a ganhar o espírito de corredor de trails é mudar a mentalidade, fazer um click na sua cabeça e começar a interiorizar que jamais pode comparar os seus tempos em estrada com os tempos que vai começar a fazer no trail. Aqui há diferenças de terreno, desníveis e obstáculos inesperados que mudam tudo.
O segundo ponto chave é que, mesmo que pareça estranho, é praticamente obrigatório caminhar durante uma prova de trail para alcançar a meta com mais energia. Deve treinar bem este aspeto para depois reproduzi-lo numa prova oficial. Como também é crucial a escolha do local/características do seu primeiro trail. É preferível fazer tudo com calma, passo a passo, pelo que lhe recomendamos uma corrida curta, de uns 10, 15 ou 20 quilómetros, com um desnível entre 1.000 e 2.000 metros e uma dificuldade técnica média-baixa.
Aqui é indiferente que tenha diversas maratonas no seu historial desportivo ou tenha feito apenas um par de corridas de 5 ou 10 km. E como uma estrada é muito diferente de uma montanha, é imprescindível fortalecer as suas pernas, com trabalhos de força excêntrica que solicitem os seus quadricípites. Sentir-se-á fisicamente melhor e evitará lesões se andar numa bicicleta, seja de estrada ou BTT.
in 27/07/2016 - Runner's World