22 junho, 2007

Açores: Hotéis da ilha Terceira com lotação esgotada para as festas Sanjoaninas

Angra do Heroísmo, 22 Jun (Lusa) - Unidades hoteleiras dos dois concelhos da ilha Terceira esgotaram a sua capacidade de alojamento devido às Festas "Sanjoaninas", que decorrem nos próximos dez dias na cidade Património Mundial, Angra do Heroísmo.

Responsáveis de diversos hotéis disseram hoje à agência Lusa que a maioria dos visitantes são oriundos do continente português, seguindo-se os luso-americanos, canadianos e "vizinhos" de algumas ilhas, maioritariamente do Grupo Central do arquipélago.

As festas Sanjoaninas, este ano denominadas "Nas Rotas do Mundo", começam hoje com um desfile de abertura que transporta a rainha, duas centenas de figurantes e quatro carros alegóricos representando as cidades de Macau, Goa, Angra do Heroísmo e S. Salvador da Baía, locais emblemáticos da rota das especiarias dos descobrimentos portugueses.

A baía de Angra do Heroísmo foi o ponto principal de escala das naus que efectuavam as principais carreiras marítimas do século XVI, tendo a organização o cuidado de frisar a "Cidade Sem Fim e Sem Fronteiras, quinhentista na traça e na origem, e rumada aos ventos por diversas aragens de raças e credos; Angra, cidade portuária do mundo."

A novidade dos festejos é a criação da "Rota dos Sabores", um projecto gastronómico a desenvolver durante as festas com a colaboração do chefe de cozinha, Victor Sobral.

A iniciativa visa sugerir a utilização de produtos regionais e melhorar a qualidade da alimentação dos restaurantes que servem refeições no principal recinto dos festejos.

O cartaz de espectáculos, orçado em 200 mil euros, conta com a presença dos intérpretes Pedro Abrunhosa, Mickael Carreira, Ana Moura, Mafalda Sacchetti, Mercado Negro, Tributo aos ABBA, The Gift e Rouxinol Fadunho.

Participam, também, bandas locais e de fado, folclore, tunas académicas, bailinhos de Carnaval e cantigas ao desafio.

Actuam ainda o grupo de Metais da Ilha Terceira, a Banda Ligeira dos Biscoitos, a Orquestra Angra Jazz, os Ad Libitum, o Coro Pactis e os Cool Breeze.

Ponto alto das festividades é a noite de São João, de sábado para domingo, com o desfile das 23 marchas pelas principais ruas da cidade de Angra do Heroísmo.

A comissão organiza também uma Feira Taurina, entre 24 de Junho e 01 de Julho, que conta com a participação do matador "El Cid", o número dois na classificação mundial.

A feira, orçada em cerca de 265 mil euros, tem programado também as actuações do matador português José Luís Gonçalves e dos matadores espanhóis "El Gallo", "López Chaves" e "El Capea".

Os cavaleiros, todos jovens e filhos de antigas estrelas portuguesas do toureio, nomeadamente João Moura (filho), João Ribeiro Telles (filho), Tiago Pamplona, da ilha Terceira e o espanhol Leonardo Hernández (filho).

As corridas contam com a participação do grupo de forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e dos amadores de Moura, capitaneados por um terceirense, César Fonseca.

A feira consagra ainda espaço para a realização de uma tourada e uma espera de gado para crianças, três touradas à corda e uma espera de gado (largada de touros) para adultos.

JAS.

Lusa/Fim
Share:

19 junho, 2007

15 junho, 2007

13 junho, 2007

08 junho, 2007