11 junho, 2020

razões para fazer trail ... para mim pelo menos

Cada vez vejo mais pessoal a ficar “mordido pelo bichinho” do Trail Running.

O trail tem cada vez mais praticantes, mas mesmo assim lá de vez em quando vem a pergunta: “Tu fazes trail?! Porquê?

Estas são as minhas razões para praticar e gostar de trail!

  1. Combate a monotonia
    Alguns desportos são fontes de monotonia! O trail é tudo menos monótono! Durante uma corrida/treino de trail as possibilidade infinitas. Tu podes correr todos os dias do ano sem precisar de passar no mesmo local duas vezes. Novas paisagens, novos desafios. Basta apenas ter um pouco de espírito aventureiro!
  2. Aventura
    O Trail é um desporto curioso e aventureiro. A descoberta é a essência do desporto. Quantas vezes não seguistes um caminho desconhecido para ver onde ia ter? Isso acontece comigo! E muitas vezes encontramos no meio do nada, em lugares desconhecidos, maravilhas da natureza. Posso afirmar que um praticante de trail nunca se perde, ele descobre!
  3. O relógio pouco importa
    Quer em treinos ou corridas, para a maioria dos corredores de trail, o cronómetro pouco interessa. Quantos de nós podemos reivindicar um PR ou um pódio? Poucos! Eu falo por mim! O importante é terminar, divertir-me e no final sentir aquela sensação de superação do desafio! Primeiro ou último pouco importa! Além disso, conhecem mais algum desporto em que os outros participantes perguntem se está está tudo bem e param para ajudar? Perder tempo para ajudar um colega em apuros não é um problema.
  4. Adapta-se à tua agenda
    Tens uma hora? Não é problema! Uns 5 quilómetros curtos chegam. Meio dia livre? Uma bela excursão de 4-5 horas no monte preencherá perfeitamente as tuas necessidades. O Trail é um desporto à la carte. Muito ou pouco tempo, tu poderás negociar facilmente a duração da tua corrida!
  5. Trabalha o corpo inteiro
    Sim, como correr em geral, os membros mais “sacrificados” são as pernas. Mas a prática do Trail não para por aí. Subidas e descidas acentuadas, caminhos técnicos exigem muito do abdómen e da lombar. Acrescentar, a isso, o uso de bastões e todo o corpo está em funcionamento.
  6. Novas amizades
    Porque correr durante várias horas, inegavelmente te empurra, uma vez ou outra, para conversar com seus companheiros de corrida. Sente-te livre para conversar com essas pessoas! Talvez, uma delas, se possa tornar num dos teus melhores amigos. E o mais certo será reencontrar algum deles em outros trails.
    E depois há os grupos de trail. Cada vez é mais habitual ver nos trails, inúmeros, atletas com t-shirt de grupos de corrida. Juntar-se a um irá ter muitos benéficos para a sua vida social.
  7. Um desporto gourmet
    Quem nunca participou num trail em que os abastecimentos pareciam verdadeiros banquetes? Mesas com natas, bolas de berlim, pães com chouriço, bifanas, presunto, enchidos… Todas as calorias perdidas nos trilhos são logo recuperadas no final! A verdade é que este tipo de trail estão a desaparecer! Mas de longe a longe ainda aparece um assim!
  8. Beber cervejas
    Existe melhor razão do que beber umas cervejas no final da prova/treino? Não! É uma quase um ritual! Beber uma cerveja e conversar com os colegas de trilhos sobre as aventuras e desventuras do dia!
  9. Viajar pelo pais/mundo
    MIUT, Azores Trail Run, Abutres, UTMB, Transgrancanaria,… Como todos os desportos, o trail já abrange os quatro cantos do nosso país e do planeta. Mas, ao contrário de outros, tu tens acesso a ele! És livre de correr qualquer uma destas corridas, claro que a inscrição em algumas é bastante difícil!

Espero que essas razões te façam querer experimentar, se ainda não o fez, ou continuar se já tiveres sido “mordido”!

Share: