31 dezembro, 2019

24 dezembro, 2019

09 dezembro, 2019

Azores Bravos Trail

E prontos (usando esta bela expressão portuguesa)!!
A ilha Terceira era a única ilha dos Açores que ainda não tinha uma prova de trail. Agora a Associação de Atletismo da Ilha Terceira, em colaboração com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, resolveram essa situação.
O Azores Bravos Trail terá lugar de 27 a 29 de Março de 2020 e irá percorrer os trilhos da zona ocidental da ilha.
Composto por duas provas, uma com 30km (com1500m D+ sai da Lagoa do Negro, passando pelos Mistérios Negros, Serra de Santa Bárbara e acaba na zona de lazer da Mata da Serreta) e outra com 55 km (2600m D+ tem como ponto de partida o Clube de Golfe para alcançar o mesmo ponto de chegada, mas com passagem pela imponente Rocha do Chambre) e que tem o seguinte programa de festas:
– Sexta-feira, 27 de Março de 2020 – recepção dos participantes;
– Sábado, 28 de Março de 2020 – provas de 30km e de 55km e entrega de prémios;
– Domingo, 29 de Março de 2020 – caminhada de recuperação pelo centro histórico de Angra do Heroísmo com entrada nos edifícios mais emblemáticos.
As inscrições nestas provas já se encontram abertas e poderão ser feitas através do site, onde poderão também encontrar toda a informação relacionada com o evento, como sejam os percursos, o regulamento e o programa, bem como outros dados com interesse turístico para quem se desloca até à Ilha Terceira para participar nas provas.

A Sata, TAP e a RyanAir voam para o Aeroporto da Lajes, conseguem marcar um voo com saída do Porto (ida e volta) por cerca de 100€.
Assim já têm a desculpa para visitar a ilha mais hospitaleira do Arquipélago dos Açores (como fosse necessário).
Ps: Cuidado com os touros bravos! 🙂

Share:

28 agosto, 2019

Um guia para o UTMB

Ultra-Trail do Mont-Blanc (UTMB) não é apenas uma coisa. É um festival de uma semana, de trail que atrai milhares de corredores para Chamonix, na França.

Chamonix (1050 metros) está localizado na base do Mont Blanc, o cume mais alto dos Alpes com 4810 metros.
As ruas Chamonix estarão repletas de atletas que vão competir em uma das seis provas durante a semana. As cinco corridas menores (talvez em prestígio, em vez de quilometragem, como no caso da PTL) levam à UTMB, considerada por muitos como a jóia da coroa do trail.

UTMB: A Ultra-Trail do Mont-Blanc
O UTMB circunda completamente O Mont Blanc em pouco mais de 160 km, com um ganho vertical de 10.0000 metros – mais do que seria necessário para subir o Everest a partir do nível do mar. Cerca de 2.300 atletas tentarão cruzar os 10 cumes da prova em menos de 46 horas e 30 minutos.
Inicio: Chamonix -> 30/08/2019 -> 18H00 (locais)

 

CCC: Courmayeur-Champex-Chamonix
Anteriormente vista como a “irmã mais nova do UTMB”, a CCC está tornar-se uma das mais prestigiadas provas de trail do mundo. Com um exigente percurso de 101 km com um desnível positivo de 6.100 metros. A CCC oferece uma pré-visualização em profundidade para muitos atletas do que é a UTMB.
Inicio: Courmayeur -> 30/08/2019 -> 09H00 (locais)

PTL: Petite Trotte à Léon
Talvez o evento mais distintivo da UTMB, o PTL leva equipas de dois a três atletas em mais de 300km e 25.000 metros de desnível positivo de terreno acidentado e não marcado em torno do Mont Blanc. O tempo limite para completar a prova são 152 horas e 30 minutos para serem completadas.
O percurso muda a cada ano e não há vencedor oficial. O evento é tão desafiador que o acabar a prova é considerado uma vitória.
Inicio: Chamonix -> 26/08/2019 -> 08H00 (locais)

TDS: Sur les Traces des Ducs de Savoie
O TDS extra-técnico é a corrida que atrai atletas de trail de todo o mundo. A rota deste ano foi melhora e é ainda mais robusta do que nos anos anteriores. Ela percorre 145 km de Courmayeur, na Itália, até Chamonix, em torno do maciço do Mont Blanc. Este evento de “mid-distance” (por padrões UTMB). Tem um limite de 1.600 atletas e tem um corte horário de 42 horas. Inicio: Courmayeur -> 38/08/2019 -> 04H00 (locais)

OCC: Orsières-Champex-Chamonix
Provavelmente a coisa mais próxima que o UTMB tem de uma corrida de nível básico, os 55Km são um campo de testes para muitos dos futuros atletas da UTMB. A prova tem um desnível positivo de 3.500 metros, enquanto percorre a região suíça de Valais com um corte horário de 14 horas e 30 minutos.
Inicio: Orsières -> 29/08/2019 -> 08H15 (locais)

MCC: Martigny-Combe-Chamonix
O MCC é uma corrida de 40 km para os voluntários e para os habitantes locais que ajudam com o UTMB. A corrida mais curta, ela fornece um vislumbre surpreendentemente acessível (2300 metros de desnivel) nos Alpes franceses.
Inicio: Martigny-Combe -> 26/08/2019 -> 10H00 (locais)

Share:

26 agosto, 2019

UTMB - já começou!

UTMB já está em andamento. Já foi dada a partida da #mcc!

Para poderes acompanhar a prova no teu telemóvel, bem como todas as outras do Ultra Trail du Mont Blanc – UTMB, a organização em parceria com a LiveTrail, disponibiliza a APP LiveInfo que permite acompanhar as provas, bem como os nossos atletas.
A APP está disponível para Android e IOS nos links abaixo.
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details…
Apple Store: https://apps.apple.com/…/app/liveinfo-by-livet…/id1205514003

Para além da aplicação podes ver os directos, com comentários em várias línguas, no canal oficial do youtube.

Share:

24 agosto, 2019

Armada portuguesa na festa mundial do Trail (UTMB)

São no total 173 atletas, que têm nacionalidade portuguesa, que este ano vão participar nas provas do UTMB.

E estão divididos por prova nas seguintes quantidades:
– UTMB: 52 atletas
– CCC: 47 atletas
– TDS: 21 atletas
– OCC: 39 atletas
– PTL: 01 atleta
– MCC: 12 atletas
– YCC: 01 atleta

Uma curiosidade:
O atleta inscrito no PTL ( Petite Trotte à Léon – 300km e 25000 metros de subida) tem por nome Hou Wa KUONG e vem de Hong Kong e tem nacionalidade portuguesa!

Boa sorte a todos! E não se deixem apanhar pela hora de corte!

Share:

19 agosto, 2019

UTMB 2019

A prova mais popular do mundo Trail está de volta. De 26 de Agosto a 01 de Setembro Chamonix passa a ser o centro do mundo Trail!
E já estão disponíveis no youtube os videos com os Race Preview de todas as provas:

CCC

OCC

TDS

MCC

PTL

UTMB

Share:

03 julho, 2019

29 junho, 2019

Western States Endurance Run

E já começou a Western States Endurance Run. A mais velha ultra maratona do mundo e a corrida de trail mais mítica do Estados Unidos. 369 atletas vão tentar fazer as 100 milhas abaixo das 30 horas limites.

Do grupo de atletas masculino o destaque vai para Jim Walmsley que no ano passado estabeleceu um novo recorde do wser (14horas e 30 minutos) e que não se sabe se este ano vai tentar melhorar a sua marca.

De sector feminino o destaque vai para a Courtney Dauwalter, vencedora de 2018, e que certamente irá também tentar bater o recorde feminino.

Para acompanhar a prova podem recorrer ao Facebook da irunfar.com ou da página do podcast Trail Runner Nation criou especialmente para o wser (trailrunnernation.com/wserlive).

Share:

06 abril, 2019

Pré - IV Trail Rota do Bolinhol

Amanhã é dia de ir até Vizela para o IV Trail Rota do Bolinhol, prova a contar para o campeonato regional de Trail da Associação de Atletismo de Braga.
Vai ser a primeira vez que vou correr pelos montes de Vizela e vou fazer a prova de 13k. A altimetria não é muito complicada. Sobe até aos 05km (400 m de altitude) e depois e sempre a rolar! Sendo que os últimos 3km são bastante planos.

Hoje, sábado, está um dia de muita chuva e frio e a previsão para amanhã é da continuação da chuva e do frio, vai ser uma prova para se ter cuidado e não haver quedas! O meu tornozelo esquerdo anda a dar muitos sinais que não está na melhor das condições e tenho que ter muito cuidado com a lama!
Para amanhã já está escolhido o equipamento:


Share:

30 março, 2019

The Barkley Marathons

Uma vez por ano, no final de Março e inicio de Abril, no Frozen Head State Park no Tennessee, 40 atletas de todo o mundo tentam completar a Barkley Marathon. Considerada como a mais difícil e mais secreta ultra maratona do mundo.  
A premissa é simples: 5 voltas ao percurso num total de 160km. Com 17000 metros de acumulado e um limite de 60 horas para o fazer.
E como nos inscrevemos nessa prova? Não o fazemos! Não existe um site para inscrição. Os participantes têm que enviar um email para o director de corrida num determinado dia do ano. E as inscrições ficam completas nesse dia.
Quem é o director da corrida? Qual é o endereço de corrida? Qual é o dia? Têm que perguntar a alguém que tenha feito a corrida!!
Depois de conseguir o email e fazer o pedido para fazer a corrida recebem um email a pedir para escrever uma redacção do "porquê devemos ser aceites para correr a Barkley" e pagar a taxa de participação de $1,60. Se aceite, o participante recebe uma "carta de condolências". Ao chegar, os rookies são obrigados a trazer uma placa de matricula do seu país como parte da taxa de entrada.
Esta prova nasceu da cabeça de Gary "Lazarus Lake" Cantrell que em 1977 ao saber que o assassino de Martin Luther King tinha fugido da  Brushy Mountain State Penitentiary e que depois de andar 55 horas pela floresta apenas consegui fazer 13km. Lazarus disse a si mesmo que nesse tempo tinha conseguido fazer pelo menos 160km! E assim nasce a Barkley Marathons!!

Portão amarelo no Frozen Head State Park
Barkley começa a qualquer hora, da meia-noite ao meio dia da corrida, com uma hora até o início da corrida ser sinalizado por um sopro de concha. A corrida começa oficialmente quando O Lazarus acende um cigarro junto ao famoso portão amarelo
O percurso da Barkley não é marcado, a prova é feita por mapa. Não existe cronometragem e também não são permitidos relógios GPS.
Os participantes devem encontrar  entre nove a 13 livros ao longo da prova (o número de livros varia de ano para ano) e remover a página que corresponde ao seu número de dorsal como prova de conclusão. A cada volta que completem os corredores recebem um novo dorsal e, portanto, um novo requisito de página.
O tempo limite para a corrida de 160km é de 60 horas no geral, ou uma média de 12horas por loop. Uma vez que o participante inicie um loop não pode receber qualquer tipo de assistência, a não ser de outros corredores, até que tenha termindo esse loop.
Quando um corredornão completa o loop no tempo limite é lhe tocado o "Taps" por um corneteiro.
Desde o seu inicio, em 1986, apenas 18 corredores conseguiram completar os 5 loops abaixo do tempo limite de 60horas.

Para saberem mais da Barkley Marathons podem ver os videos do YouTube do Ethan Newberry "where dreams go to die" sobre a historia de duas participações do Gary Robiins. E o vlog do Jamil Coury "my 2017 barkley Marathons" onde ele relata e mostra a sua participação na Barkley





Share:

23 março, 2019

Youtube - Filmes sobre Trail que devem ver


Sou adepto do youtube! Uso-o com regularidade. Para obter algum tipo de conhecimento ou como fonte de entretenimento.
Num dos meus devaneios descobri o Ethan Newberry (aka Ginger Runner) e através de um dos seus vídeos descobri o Billy Yang. Dois excelentes realizadores e contadores de histórias.
Deixo aqui 5 dos filmes, disponíveis no youtube, que na minha opinião não devem deixar de ver! 

Amongst The Evergreens- Ethan Newberry



-------------------------------------------------
Mont Blanc- Billy Yang


-------------------------------------------------
Where Dreams Go To Die- Ethan Newberry


-------------------------------------------------
Life In A Day | The Western States 100 Mile Endurance Run - Billy Yang

 

-------------------------------------------------
A Decade On- Ethan Newberry


Share: